Panorama internacional

Presidente belarusso afirma que EUA estão empurrando Kiev para guerra

O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, afirmou que Moscou e Minsk traçaram "linhas vermelhas" para Kiev e que, se as cruzar, haverá consequências, ao mesmo tempo declarou que os EUA estão empurrando a Ucrânia para uma guerra.
Sputnik
"Isso é apenas a essência da guerra, sobre a qual tanto nós como vocês estamos debatendo [...] 'A Ucrânia vai lutar.' Mas não é a Ucrânia, são os americanos que os empurram para a guerra", afirmou Lukashenko.
Falando sobre como agir de forma adequada com Kiev nessa situação, Lukashenko afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, "fez tudo de forma muito correta".
"Eu apoio isso. Nós traçamos 'linhas vermelhas'. Pisou na 'linha vermelha', vai ter o que merece!", afirmou o presidente belarrusso.
Comentando se um possível ataque com mísseis contra a Ucrânia seria a solução, Lukashenko afirmou que "não apenas isso".
Ucrânia começa treinamento intensivo com sistemas de foguetes antitanque do Reino Unido
"Se você traçou 'linhas vermelhas', traçou para quê? Para que ninguém as cruze", enfatizou.
A Rússia refuta quaisquer acusações sobre planos para elevar a tensão em torno da Ucrânia, ressaltando que não está ameaçando ninguém, e que estas declarações são desculpas usadas pelo Ocidente e pela OTAN para instalar equipamentos militares nas fronteiras russas.
Comentar