Panorama internacional

Rússia vai desenvolver centro de comando aéreo para controlar todos seus drones

O Ministério da Defesa russo ordenou a criação de centros especiais de comando aéreo para lidar com a nova geração de drones, segundo uma fonte da indústria militar do país. Além de ser menos sensível a ataques, esse posto de comando também vai aumentar o raio de ação limitado dos dispositivos.
Sputnik
Os centros de controle vão se basear em aeronaves e helicópteros e gerenciar grupos de veículos aéreos não tripulados de todos os tamanhos e finalidades, independentemente do ramo das Forças Armadas a que pertençam. Isso vai aumentar o alcance da comunicação e garantir sua confiabilidade.

"O principal problema com os drones russos é seu alcance insuficiente. Mesmo dispositivos grandes podem operar a uma distância máxima de 200 a 250 km de estações de controle em terra", revelou o especialista militar Vladislav Shurigin à mídia russa Izvestia.

Postos de comando baseados em helicópteros não são usados no momento, no entanto, eles estão sendo projetados com base nos novos helicópteros de transporte Mi-38T encomendados pelo Ministério da Defesa russo.
O Mi-38T é um helicóptero militar multimissão fabricado pela Fábrica de Helicópteros de Kazan, uma subsidiária da Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia). É uma variante militar do helicóptero civil multifuncional certificado Mi-38.
A primeira unidade do modelo, que tem médio alcance, foi entregue ao Ministério da Defesa da Rússia em dezembro de 2019, enquanto a segunda foi em janeiro de 2020.
Comentar