Panorama internacional

ONU classifica Moscou como melhor metrópole do mundo em infraestrutura e qualidade de vida

A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica Moscou como a melhor metrópole do mundo em termos de desenvolvimento da infraestrutura e qualidade de vida, segundo a classificação preliminar de um estudo da organização.
Sputnik
A versão preliminar da classificação, chamada "Índice de Prosperidade Urbana" foi publicada nesta quarta-feira (2) no âmbito do programa ONU-Habitat. A versão completa do estudo, com uma metodologia detalhada e tabelas de dados, estará disponível em 31 de março.
Especialistas da ONU avaliaram indicadores de desenvolvimento como a produtividade da economia, o desenvolvimento da infraestrutura, a qualidade de vida, a equidade e inclusão social, a sustentabilidade ambiental, a administração e legislação.
O grau de equilíbrio entre esses indicadores também foi levado em conta. O indicador "nível de desenvolvimento da infraestrutura" inclui dados sobre a habitação, infraestrutura social, tecnologias de informação, comunicação e transportes.
O indicador "qualidade de vida" é composto a partir de dados da área da saúde, educação, ciência e tecnologia, cultura e lazer, segurança e espaços públicos.
Moscou ocupa a primeira posição no indicador de desenvolvimento da infraestrutura, com 83,2 pontos, enquanto Paris surge com 76,3 pontos e a capital britânica, Londres, tem 75,9.
A capital russa também obteve o primeiro lugar no indicador da qualidade de vida, com 68,3 pontos, Londres recebeu 61,59 e Paris ficou com 57,16 pontos.
Notícias do Brasil
Energia limpa: especialista revela desafios e oportunidades para o Brasil e América Latina
O Índice de Prosperidade Urbana é uma ferramenta abrangente para avaliar e monitorar os níveis da prosperidade e equilíbrio do desenvolvimento das cidades do mundo.
O índice foi desenvolvido pela ONU-Habitat – programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos em 1978 para coordenar os esforços globais para o desenvolvimento urbano sustentável.
Especialistas analisaram o desempenho das 50 maiores cidades do mundo, entre as quais 29 metrópoles: Bangkok, Bogotá, Buenos Aires, Hong Kong, Dar es Salaam, Nova Deli, Jacarta, Lagos, Lima, Londres, Madri, Cidade do México, Moscou, Nairóbi, Nova York, Osaka, Paris, Pequim, Santiago, São Paulo, Seul, Sydney, Cingapura, Tóquio, Toronto, Cidade de Ho Chi Minh (Saigon), Xangai, Wuhan e Riad.
Junto com Cingapura e Toronto, Moscou foi classificada entre as três metrópoles mais prósperas do mundo segundo a avaliação abrangente. Entre as dez melhores também estão Sydney, Londres, Paris, Madri, Xangai, Hong Kong e Nova York.
Comentar