FAB planeja comprar mais 30 caças Gripen e mísseis avançados para os aviões

A Folha de S. Paulo detalha que a Força Aérea Brasileira provavelmente terá um total de 66 caças da montadora sueca Gripen, além de mísseis operacionais avançados Meteor e IRIS-T.
Sputnik
A Força Aérea Brasileira (FAB) pretende adquirir 30 caças Gripen, os adicionando aos 36 previamente acordados que estão chegando gradualmente ao país, relatou na terça-feira (1º) o jornal Folha de S. Paulo.
Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante da FAB, está consciente das dificuldades orçamentárias na área militar, depois que pareceu ter sido abandonada a ideia de criar uma "frota ideal de mais de 120 aeronaves", o mesmo devendo acontecer com o contrato de compra de 28 cargueiros KC-390 da Embraer, sendo planejado que o número de aeronaves em ambos os negócios seja reduzido em cerca da metade.
Trata-se de um programa de transferência tecnológica e não de aquisição de produto pronto, com o modelo de dois lugares sendo projetado em conjunto por suecos e brasileiros.
Baptista Junior desvaloriza as disputas relatadas em vários países com os aviões da montadora sueca Gripen, apontando que o modelo em questão, E/F, até agora só foi adquirido pela Suécia (60 aeronaves) e a FAB (36 aeronaves). Ele também citou os problemas com a aeronave ítalo-brasileira AMX, que tinha várias peças apenas disponíveis nesses dois países, enquanto os da Gripen têm vários componentes que podem ser adquiridos em vários lugares.
FAB recebe 4 novos caças F-39 Gripen na Suécia
Brasil tem um Gripen desde 2020 para testes, mais dois deverão chegar neste semestre para ratificar a certificação militar feita na Suécia. A FAB espera ter um total de seis caças até o final de 2022.
Além das próprias aeronaves, tem sido negociada a obtenção dos respetivos mísseis Meteor, do consórcio europeu MBDA, com a FAB tendo recebido já um lote em 24 de novembro de 2021 e, antes disso, um para testes no Gripen já em posse da força brasileira.
O míssil além do alcance visual (BVR, na sigla em inglês) é disparado a uma distância de entre 100 km e 200 km de seu alvo e pode ou não atualizar sua rota através de conexão digital, o que deixa muito pouco tempo de reação ao adversário. Com uma fase de propulsão com combustível sólido substituída por um motor do tipo ramjet, o último é alimentado do ar à frente para gerar velocidades de até 4.900 km/h e é considerado o mais avançado modelo de seu tipo no mercado, diz a Folha.
O jornal estima, com base em dados do Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em inglês), que a compra dos Meteor custou € 200 milhões (R$ 1,2 bilhão) para um total de 100 unidades.
Foi também negociada para os Gripen a aquisição do míssil ar-ar de curto alcance IRIS-T, produzido em conjunto pela Alemanha e Itália, que deverá substituir o análogo brasileiro MAA-1 Piranha. Ambos os mísseis serão os mais avançados na América do Sul.
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