Notícias do Brasil

'Visita do presidente do Brasil à Ucrânia equilibraria sua visita à Rússia', diz embaixada ucraniana

De acordo com alto funcionário da diplomacia ucraniana, o governo de Kiev gostaria de acreditar que em sua viagem à Rússia, o presidente, Jair Bolsonaro (PL), sinalize apoio à Ucrânia.
Sputnik
Na última quinta-feira (27), Boslonaro confirmou sua viagem à Rússia entre os dias 14 e 17 de fevereiro, conforme noticiado.
Ontem (30), em entrevista ao jornal O Globo, o encarregado de negócios na Embaixada da Ucrânia em Brasília, Anatoly Tkach, afirmou que "uma visita do presidente do Brasil à Ucrânia equilibraria sua visita à Federação da Rússia".
Ao mesmo tempo, Tkach declarou que "gostaríamos de acreditar que o presidente do Brasil se manifestará em apoio à Ucrânia em seu diálogo com seu colega russo [o presidente Vladimir Putin]".
"No Brasil, são mais de meio milhão de brasileiros de origem ucraniana que têm suas famílias na Ucrânia sob a ameaça russa e esperam um posicionamento brasileiro a respeito da agressão russa contra a Ucrânia", enfatizou o encarregado.
Ao anunciar sua viagem a Moscou no final da semana passada, Bolsonaro afirmou estar buscando "melhores entendimentos e melhores relações comerciais" com um dos maiores parceiros do Brasil no BRICS. Além da Rússia, a Hungria está no roteiro de visitas do presidente.
Panorama internacional
Mercenários estão chegando à Ucrânia disfarçados de instrutores estrangeiros, diz líder de Lugansk
A Ucrânia, a OTAN e os EUA acusam Moscou de estar preparando uma suposta invasão ao território ucraniano, mesmo com Kremlin declarando diversas vezes que não tem essa intenção e se posicionando, como na sexta-feira (28), através de seu chanceler, Sergei Lavrov, que "se depender da Rússia, não haverá guerra".
Comentar