Panorama internacional

'Rússia vai enfrentar consequências rápidas e severas', diz Biden sobre possível ataque à Ucrânia

A declaração do presidente dos Estados Unidos foi divulgada nesta segunda-feira (31) em um comunicado da Casa Branca.
Sputnik
Joe Biden informou que durante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, os Estados Unidos apresentaram "em detalhes a natureza da ameaça da Rússia à soberania da Ucrânia e sua integridade territorial".

"Se a Rússia for sincera ao abordar nossas respectivas preocupações de segurança por meio do diálogo, os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros continuarão a trabalhar em conjunto de boa-fé. Se, ao invés disso, a Rússia optar por se afastar da diplomacia e atacar a Ucrânia, a Rússia estará assumindo esta responsabilidade e vai enfrentar consequências rápidas e severas", disse Joe Biden.

O comunicado diz ainda que os Estados Unidos e seus aliados estão se preparando para "todos os cenários". Biden afirma que o encontro desta segunda-feira (31) da ONU foi mais um passo em direção a uma resolução sem conflito.
O presidente dos EUA exigiu a responsabilidade de cada Estado-membro para se abster de agressão militar contra seus vizinhos dizendo que "a diplomacia é o melhor caminho".
Panorama internacional
Potenciais sanções de Londres contra empresários russos implicam medidas de retaliação, diz Kremlin
A Ucrânia, a OTAN e os EUA acusam Moscou de estar preparando uma suposta invasão ao território ucraniano. O Kremlin declarou diversas vezes que não tem essa intenção. Na última sexta-feira (28), o chanceler Sergei Lavrov disse que "se depender da Rússia, não haverá guerra".
Comentar