Panorama internacional

Biden diz que em breve EUA enviarão tropas ao Leste Europeu e países da OTAN

Os Estados Unidos enviarão tropas para o Leste Europeu e países da OTAN no curto prazo, disse o presidente norte-americano, Joe Biden, ao comentar sobre a crise entre Ucrânia e Rússia.
Sputnik
A declaração de Biden ocorreu durante uma coletiva de imprensa em uma base militar no estado de Maryland. Conforme publicou o site Business Insider, não houve confirmações do Pentágono e da Casa Branca em relação ao assunto.
"Vou transferir tropas dos EUA para a Europa Oriental e os países da OTAN no curto prazo", disse Biden na noite da sexta-feira (28), quando solicitado a comentar sobre a situação em andamento entre a Rússia e a Ucrânia.
Apesar de anunciar o envio de tropas, Biden afirmou que o contingente não será grande, mas não especificou números.
Mais cedo nesta semana, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou que 8,5 mil soldados norte-americanos fossem colocados em "alerta máximo" para eventual deslocamento para o Leste Europeu.
Instrutor treina membros das Forças de Defesa Territorial da Ucrânia, unidade militar de voluntários dentro das Forças Armadas, em um parque de Kiev, 22 de janeiro de 2022
O alerta criado por Washington não tem sido bem recebido por Kiev. Em conversa recente por telefone com Biden, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky afirmou que o chefe da Casa Branca criou um "pânico desnecessário" em relação à crise.
Os EUA têm acusado há meses a Rússia de planejar uma invasão da Ucrânia devido à movimentação de tropas russas próximo das fronteiras entre os países. Moscou nega as acusações e aponta que tem o direito soberano de movimentar seus militares dentro de seu próprio território. Apesar disso, o governo russo demonstra preocupação em relação ao avanço da OTAN na região.
Comentar