Panorama internacional

Coreia do Norte lança 2 projéteis não identificados sobre o mar do Japão, diz mídia

Nesta quarta-feira (26), a Coreia do Norte lançou dois projéteis sobre o mar do Japão (também conhecido como mar do Leste), segundo relatos da mídia sul-coreana. Esse seria o sexto teste de mísseis realizado pelo país asiático apenas em 2022.
Sputnik
Conforme publicou a agência sul-coreana Yonhap, o lançamento dos projéteis não identificados foi relatado pelas Forças Armadas da Coreia do Sul. Ainda segundo a agência, a informação foi repassada a repórteres pelo Estado-Maior sul-coreano, mas não foi detalhada.
Mais tarde, a agência afirmou que os projéteis seriam mísseis balísticos de curto alcance.
A Yonhap cita também que Pyongyang realizou testes de mísseis de cruzeiro em terra na terça-feira (25), após quatro rodadas de testes de armas, incluindo o lançamento de mísseis hipersônicos em 5 e 11 de janeiro.
A agência japonesa Kyodo News afirmou que o projétil lançado pela Coreia do Norte nesta quarta-feira (26) caiu fora da zona econômica exclusiva do Japão, segundo informações do governo local.
Sul-coreanos assistem a reportagem sobre lançamentos de mísseis norte-coreanos, na Estação Ferroviária de Seul, Coreia do Sul, 14 de janeiro de 2022
Os testes de armas realizados pela Coreia do Norte na região são motivo de tensão diplomática com os países vizinhos, principalmente a Coreia do Sul e o Japão. Nesse contexto, Pyongyang enfrenta sanções econômicas dos Estados Unidos que buscam frear o programa nuclear do país asiático.
Comentar