Panorama internacional

Catar teria 'capacidade limitada' para UE em meio à busca por alternativas ao gás russo, diz mídia

Na terça-feira (25), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, havia dito que os EUA estão avaliando alternativas ao gás russo no norte da África e em outras regiões, para fornecimento à Europa.
Sputnik
De acordo com informações da Reuters, o Catar não possui grandes reservas para fazer um futuro envio de gás para a Europa e precisaria de ajuda norte-americana caso venha a redirecionar parte de sua produção para o continente europeu.
Segundo a fonte citada pela Reuters, o assunto será debatido em reunião entre o presidente Joe Biden e o emir do Catar Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, no dia 31 de janeiro.
Panorama internacional
EUA estudam alternativas ao gás russo no norte da África, diz Casa Branca
A porta-voz não entrou em detalhes sobre quais países os Estados Unidos estariam fazendo as negociações.
O gás natural russo responde por aproximadamente 40% do consumo na Europa. Na Alemanha, quase metade do gás importado vem da Rússia.
O gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), que tem capacidade de fornecer 55 bilhões de metros cúbicos por ano, segue sem funcionar.
A última atualização envolvendo o polêmico gasoduto foi a criação de uma subsidiária da Nord Stream 2 AG na Alemanha. Este era um dos requisitos para que seu funcionamento pudesse ser autorizado pela Agência Federal de Redes da Alemanha.
Panorama internacional
Nord Stream 2 AG cria subsidiária na Alemanha para certificar gasoduto russo
A suspensão da certificação do gasoduto russo Nord Stream 2, que estava pronto para entrar em funcionamento e já sofreu vários outros entraves desde que sua construção começou em 2018, também é tida em conta como fator na alta dos preços de gás na Alemanha e na Europa.
Comentar