Ciência e sociedade

Iraque recebe artefatos arqueológicos repatriados dos EUA (FOTOS)

Governo norte-americano devolve fragmento de tabuleta de pedra, possivelmente originada na cidade do Umma, para governo iraquiano.
Sputnik
De acordo com uma reportagem do Los Angeles Times, divulgada pelo Archaeology, agentes federais entregaram um fragmento de uma tabuleta de pedra cuneiforme e um raro prisma hexagonal para autoridades do governo iraquiano.
O cônsul-geral do Iraque em Los Angeles, Salwan Sinjaree, recebeu o artefato, que pode ter sido usado para ensinar o alfabeto às crianças há cerca de 4.000 anos.
Departamento de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA devolve artefato antigo para a República do Iraque. Na imagem, prisma visto de cima
De acordo com a agência Chad Fredrickson de Investigações de Segurança Interna, agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA encontraram a tabuleta à venda em um leilão on-line. Depois que o artefato foi examinado por um estudioso, o comprador concordou em entregá-lo aos agentes federais para devolução ao governo do Iraque, que não havia aprovado sua exportação conforme exigido pela lei iraquiana.
Operadores de uma galeria particular em Los Angeles alertaram os agentes federais e entregaram o prisma, que havia chegado até eles sem documentos que comprovassem sua proveniência. A agência Chad Fredrickson disse que os estudiosos determinaram que o fragmento de tabuleta pode ter vindo da antiga cidade de Umma, fortemente saqueada nos últimos anos.
Sinjaree disse que os artefatos serão colocados em um museu pelo Ministério de Assuntos Culturais do Iraque.
Comentar