Notícias do Brasil

Conjunto de ovos de dinossauro é encontrado no interior de São Paulo (FOTO)

Ovos foram encontrados onde também foram achados 30 ovos de crocodilomorfos, tornando o evento incomum, uma vez que "a ocorrência de duas ninhadas de répteis tão distintos em uma mesma localidade é extremamente rara", segundo paleontólogo.
Sputnik
No interior de São Paulo, mais precisamente em um sítio fossilífero em Presidente Prudente, foi achado um conjunto de cinco ovos de dinossauro carnívoro de espécie ainda indefinida.
A descoberta foi feita pelo paleontólogo e diretor do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava, de acordo com a Folha de São Paulo.
Os ovos estavam em um mesmo local onde o pesquisador encontrou, em setembro de 2020, cerca de 30 ovos de crocodilomorfos, grupo que inclui os jacarés e crocodilos atuais e seus parentes extintos há milhões de anos.
A localidade pertence à Formação Adamantina da Bacia Bauru, com rochas com idade estimada entre 70 milhões a 80 milhões de anos.
Segundo Nava, os ovos possivelmente atribuídos a terópodes se diferem dos outros não só pelo tamanho, mas também pela textura, que lembra muito a de ovos de terópodes encontrados na China recentemente.
Ciência e sociedade
Fóssil de bebê dinossauro perfeitamente preservado é encontrado dentro de seu ovo na China (FOTO)
No Brasil, a ocorrência de ninhadas fossilizadas é rara, com alguns poucos registros em todo o país, de idade até mais antiga.
"Esse material é fantástico porque a ocorrência de duas ninhadas de répteis tão distintos em uma mesma localidade é extremamente rara", explica o paleontólogo.
Ainda de acordo com o Nava, a ocorrência de duas ninhadas distintas em um mesmo local pode indicar também que aquele era um local de nidificação dos animais.

"Os animais podiam ir até lá que era uma planície afundada em busca de alimento ou água, e ali criavam esse local de nidificação. De forma que aconteceu um evento rápido de soterramento e os ovos foram fossilizados", elucida.

De acordo com a mídia, o paleontólogo pretende ainda submeter os ovos a uma análise de microtomografia computadorizada para ver, principalmente, se há ossos dos embriões preservados no interior dos mesmos.
Revelada espécie do maior ovo fossilizado da era dos dinossauros encontrado na Antártica (FOTO)
Comentar