Panorama internacional

Burkina Faso: presidente Kaboré já não exerce suas funções, anunciam militares em mensagem de TV

Militares de Burkina Faso disseram que Marc Kaboré, presidente de Burkina Faso, foi demitido do cargo para restabelecer a integridade territorial do país, ante o agravamento da segurança.
Sputnik
Os militares de Burkina Faso anunciaram em um comunicado na TV que o presidente já não exerce as suas funções.

"O Movimento Patriótico para a Defesa e Restauração tomou a decisão em 24 de janeiro de 2022 pôr fim à autoridade de Roch Marc Christian Kaboré. A decisão foi tomada com um único objetivo: permitir ao nosso país […] juntar todas as forças para lutar pela integridade territorial", disseram eles.

"O Movimento Patriótico para a Defesa e Restauração informa as comunidades local e internacional que a vigência da Constituição está suspensa; o governo e a Assembleia Nacional foram dissolvidos; as fronteiras terrestres e aéreas estão fechadas a partir das 00h00 [horário local] de 24 de janeiro de 2022 até nova ordem; entra em vigor em todo o país toque de recolher entre as 21h00 e 05h00, a partir de hoje, até nova ordem", enumeraram os militares.
Homem mostra bandeira burquinense em apoio aos militares do país, que prenderam o presidente Marc Kaboré, em Burkina Faso, 24 de janeiro de 2022
Os militares disseram ainda ter intenção de restabelecer a "ordem constitucional, aceitável para todos, dentro de um prazo razoável".

"O Movimento Patriótico para a Defesa e Restauração também garante aos parceiros e amigos de Burkina Faso […] que seguirá cumprindo seus compromissos internacionais, em particular na área dos direitos humanos. Ele também se compromete a propor, em um prazo razoável, após consultas com as atuais forças do país, um cronograma para o retorno a uma ordem constitucional aceitável para todos", detalharam.

Segundo os militares, a decisão foi justificada pela deterioração da segurança em Burkina Faso.
Comentar