Panorama internacional

Presidente de Burkina Faso é detido por soldados do país, diz mídia citando fontes de segurança

No domingo (23), houve relatos de tiroteio intenso em Ouagadougou, capital do país na África Ocidental, mas as autoridades negaram qualquer tentativa de golpe.
Sputnik
Conforme informa a AFP citando fontes de segurança, as tropas burquinenses detiveram o presidente Roch Marc Christian Kaboré hoje, segunda-feira (24), colocando-o em um quartel do Exército.
"O presidente Kaboré, o chefe do parlamento e os ministros estão efetivamente nas mãos dos soldados" no quartel de Sangoule Lamizana, na capital, disse uma fonte de segurança, enquanto outra confirmou a detenção.
Anteriormente, mídias relataram que a família do presidente deixou o país em meio a relatos de motim militar.
Soldados de diversas bases do Exército em todo o país organizaram tumultos no domingo (23), exigindo demissão do alto comando e mais recursos para combater a insurgência jihadista.
Antes, a Sputnik informou que hoje (24) os militares de Burkina Faso declararam que eles estão agora no comando do país, após confrontos na capital durante todo o fim de semana. Entretanto, esses relatos não foram confirmados.
Manifestantes também demandaram a renúncia do presente Kaboré por causa de sua incapacidade de parar com a insurgência terrorista que tem atormentado o país há anos. Quanto aos relatos sobre tumultos no Exército, o ministro da Defesa do país, Aimé Barthelemy Simporé, contou à emissora estatal RTB que eram apenas "alguns quartéis" na capital.
Comentar