Panorama internacional

China deve se preparar para 'guerra fria digital' com os Estados Unidos, diz mídia

Análise do South China Morning Post mostra que os recentes avanços tecnológicos estão acontecendo em uma velocidade nunca antes vista e a economia digital será o próximo campo de batalha estratégico.
Sputnik
O alerta do SCMP veio com base em informações de diferentes origens. Durante a conferência do Centro Chinês para Intercâmbios Econômicos Internacionais (CCIEE, na sigla em inglês) na semana passada, o ex-vice-ministro das Finanças Zhu Guangyao demonstrou sua preocupação com a proposta da chamada Aliança para o Futuro da Internet, uma iniciativa liderada pelos EUA.
"Ela [a Aliança] vai dividir a Internet e construir dois sistemas [...] Isso não é bom para a economia digital global e nem mesmo para eles [EUA] no final das contas", afirmou Zhu.
De acordo com o SCMP, especialistas acreditam que um tipo de "guerra fria digital" pode vir a acontecer entre China e Estados Unidos. Zhu comentou que o próximo campo de batalha estratégico entre grandes forças políticas será a economia digital.
“As rápidas mudanças trazidas pelo desenvolvimento da alta tecnologia, como inteligência artificial e comunicação quântica, integraram estreitamente alguns problemas puramente técnicos e econômicos com a segurança nacional. A China e os EUA devem se comunicar sobre essas questões”, disse.
No mesmo evento, a pesquisadora do CCIEE Zhang Monan, especializada nas relações com EUA e Europa, disse que as medidas propostas pelos Estados Unidos e União Europeia estão extrapolando o âmbito da tecnologia. Para Zhang, existe uma agenda para agrupar medidas regulatórias na internet com interesses ideológicos e geopolíticos.
Segundo a reportagem do SCMP, o governo Biden prometeu aumentar o envolvimento com as nações asiáticas neste ano para observar de perto os avanços do governo chinês.
Panorama internacional
China impulsiona rede 6G para assumir liderança no desenvolvimento da tecnologia móvel avançada
Enquanto isso, a China está trabalhando no novo plano de cinco anos desenvolvido para o avanço da economia digital. O principal foco do plano é o desenvolvimento da tecnologia de telefonia móvel 6G de alta velocidade.
Comentar