Panorama internacional

Biden pondera envio de tropas ao Leste Europeu e Báltico ante tensões com Rússia, diz mídia

O presidente dos EUA, Joe Biden, está ponderando enviar tropas, navios de guerra e aeronaves para os aliados da OTAN no Leste Europeu e Países Bálticos em meio às crescentes tensões com Moscou quanto à possibilidade de uma "invasão" russa da Ucrânia.
Sputnik
De acordo com funcionários da administração dos EUA citados pelo The New York Times, altos oficiais do Pentágono apresentaram a Biden uma variedade de opções para implantar tropas norte-americanas mais perto da Rússia.
Durante uma reunião no sábado (22) em Camp David, residência do presidente dos EUA em Maryland, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o comandante do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Mark Milley, entre outros altos funcionários, discutiram com Biden a situação em torno da Ucrânia por meio de videoconferência.
A inteligência da OTAN afirma que a Rússia concentrou mais de 100.000 soldados ao longo da fronteira russo-ucraniana e alguns analistas ocidentais sugerem ainda que um ataque estaria iminente. O Kremlin por sua vez tem repetidamente negado tais alegações, sugerindo que o Ocidente está usando a Ucrânia para seus próprios fins.
Panorama internacional
Enviando tropas dos EUA à Ucrânia 'estaríamos sacrificando-as', diz senador americano
A Força Aérea dos EUA tem vindo a monitorizar a fronteira russo-ucraniana com maior frequência desde dezembro de 2021. Além disso, os EUA e seus aliados da OTAN têm conselheiros militares na Ucrânia. Washington indicou, caso ocorra a suposta invasão, que retiraria os seus conselheiros militares do país.
Comentar