Ciência e sociedade

Residência da Grécia antiga de mais de 2.500 anos é encontrada na Bulgária

A descoberta foi feita durante escavações perto da cidade de Sozopol, que fica às margens do mar Negro.
Sputnik
Na antiguidade, a região onde hoje se encontra Sozopol, na Bulgária, era conhecida como Apolônia e foi fundada pelos gregos no século VII a.C. As recentes descobertas na região aconteceram dentro da Reserva Arqueológica da Cidade Velha.
Os pesquisadores encontraram uma residência antiga em boas condições de preservação, além de diversos artefatos da época. O objeto mais interessante recuperado pelos arqueólogos foi um tipo de jarro de vinho com ornamentos representando a clássica história da mitologia grega de Édipo e a Esfinge.
Ciência e sociedade
Arqueólogos espanhóis afirmam ter descoberto templo do herói mitológico Hércules
De acordo com informações do Greek Reporter, a descoberta foi feita durante escavações nas fundações de uma casa do século XIX. Foi preciso cavar quase dois metros para encontrar os vestígios bem preservados da época da Grécia antiga.
Além da residência milenar, os arqueólogos encontraram artefatos de outras épocas, como símbolos religiosos feitos de ossos e bronze datados do século XI.

Passado grego

A cidade antiga de Apolônia foi fundada no século VII a.C. pelos gregos. A região foi chamada de diversos nomes durante o passar dos anos, mas ficou famosa como Apolônia por conta de uma grande estátua construída na cidade em homenagem ao deus grego Apolo.
No ano de 72 a.C., a cidade foi saqueada pelos romanos e a famosa estátua de Apolo levada para Roma.
Comentar