Panorama internacional

Irã está pronto para compartilhar tecnologia militar avançada com aliados e 'vizinhos'

O Irã coopera militarmente com alguns países e está pronto para fornecer tecnologias de armas avançadas para seus aliados e vizinhos, segundo alto escalão do Exército iraniano.
Sputnik
"Além das relações progressivas com diversos países, o Irã está envolvido em cooperação militar com alguns deles e está interessado em compartilhar suas tecnologias científicas e militares avançadas com outros países aliados e vizinhos", afirmou o contra-almirante Habibollah Sayyari, vice-chefe do Exército iraniano para a Coordenação, falando em uma reunião de adidos militares estrangeiros na terça-feira (18).
Irã moderniza maior rede de sistemas soviéticos S-200 com melhorias radicais, diz mídia
O militar declarou que "a estabilidade e segurança regional serão estabelecidas com base no esforço e nas interações mútuas", ressaltando os esforços do país para melhorar as relações com todos os países à exceção do "regime sionista", apesar dos bloqueios artificiais gerados pelas sanções dos EUA.

"Embora encontremos dificuldades para estabelecer relações com nossos vizinhos devido às sanções, acreditamos que esses problemas podem ser resolvidos por interações e diálogos eficazes [...] Não é necessária qualquer ajuda de potências estrangeiras", afirmou Sayyari.

"O Irã sempre esteve ao lado das nações regionais e não violou seus direitos, reconhecendo a independência de todos os países", declarou o oficial, enfatizando que Teerã jamais "cobiçou" seus vizinhos.
Comentar