Panorama internacional

Depósitos de gás da Alemanha podem acabar antes do fim de janeiro, segundo Ministério da Economia

O Ministério da Economia alemão relatou em um inquérito parlamentar que as reservas de gás do país estavam ameaçadas no curto prazo em meio a altos preços no país e no continente.
Sputnik
Os depósitos de gás na Alemanha já só estavam cheios pela metade em 11 de janeiro e faltava pouco tempo para terminarem, relatou o Ministério da Economia do país em resposta a um inquérito parlamentar, cujo documento está à disposição da Sputnik.
"Segundo o registro consolidado dos depósitos de gás da associação europeia Gas Infrastructure Europe, os depósitos de gás da Alemanha estão 50,6% preenchidos. Isso corresponde a uma disponibilidade teórica de gás para 17,7 dias", indicou o ministério alemão.
Tal significaria que, sem mudanças, os depósitos de gás alemães terminariam em 29 de janeiro.
Na segunda metade de 2021 ocorreram grandes subidas no preço do gás e da eletricidade em toda a Europa.
Panorama internacional
Ministro russo indica causas da crise dos altos preços do gás na Europa
Especialistas apontam que o fenômeno se deve a uma combinação de fatores como a recuperação econômica rápida, falta de planejamento das reservas energéticas, pouca diversificação de fontes de energia, incluindo fraca produção de gás, contratos de compra a curto prazo, e o desvio de gás liquefeito natural para a Ásia-Pacífico, onde os preços de venda são mais altos.
A suspensão da certificação do gasoduto russo Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), que estava pronto para entrar em funcionamento e que sofreu vários outros entraves desde que sua construção começou em 2018, também é tida em conta como fator na alta dos preços de gás na Alemanha e na Europa.
Comentar