Notícias do Brasil

Advogado da família Bolsonaro consegue liberação na Justiça de madeira confiscada pela PF

A madeira confiscada pela Polícia Federal foi apreendida no âmbito da Operação Handroanthus, a mesma que, por conta das investigações, levou à queda do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Sputnik
O advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, conseguiu liberar na Justiça madeira apreendida pela Operação Handroanthus GLO, ocorrida em dezembro de 2020, e considerada pela Polícia Federal como a maior já realizada na área ambiental, segundo a Folha de São Paulo.

A pedido do advogado, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Federal Regional da 1ª Região, concedeu decisão liminar, ainda provisória, em dezembro para restituir material recolhido na ação policial a uma das empresas investigadas, a MDP Transportes.
Na época da operação, quem chefiava o Ministério do Meio Ambiente era o ex-ministro Ricardo Salles, e justamente por conta das investigações, Salles virou alvo de uma notícia-crime feita pela PF ao Supremo Tribunal Eleitoral (STF) por sua suposta tentativa de atrapalhar as apurações em andamento.
Notícias do Brasil
Operação da Polícia Federal mira Ministério do Meio Ambiente e ministro Ricardo Salles
Logo depois, por conta da operação e de outras investigações paralelas na pasta, Salles decidiu pedir demissão em junho de 2021, conforme noticiado.
De acordo com a mídia, salvo a existência de restrições de ordem administrativa ou comercial, os produtos alcançados pela ordem judicial podem ser comercializados pela empresa.
Deflagrada no final de 2020 contra a exploração ilegal de madeira, a Handroanthus resultou na apreensão de mais de 131 mil m³ em toras na divisa do Pará e do Amazonas, o equivalente a aproximadamente 6.240 caminhões lotados de carga.
Comentar