Panorama internacional

Zakharova rebate acusação dos EUA sobre envolvimento de empresa russa em mísseis da Coreia do Norte

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou como "inaceitável" a acusação dos EUA sobre o suposto fornecimento de tecnologias da empresa russa Parsek para o programa de mísseis da Coreia do Norte.
Sputnik

"Consideramos a declaração do Departamento de Estado americano sobre o suposto 'papel-chave' do cidadão russo Roman Alar e da empresa Parsek nas entregas de bens e tecnologias para 'todo o programa de mísseis norte-coreano' como inaceitável e inadmissível do ponto de vista da cultura de relacionamento entre Estados", disse ela, nesta sexta-feira (14).

Zakharova acrescentou ainda que os EUA continuam espalhando "acusações absurdas e sem evidências" sobre a suposta assistência russa à Coreia do Norte no desenvolvimento de programas nucleares e de mísseis.
Na última quarta-feira (12), o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA adicionou a Parsek, o cidadão russo Roman Alar e mais seis norte-coreanos à lista de sanções pelo suposto auxílio no avanço do programa de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte.
A empresa russa Parsek é especializada no desenvolvimento de equipamentos de controle de corrosão de superfícies metálicas e de sistemas e dispositivos para diagnóstico de tubulações e monitoramento de corrosão.
Panorama internacional
Mídia: comando militar dos EUA pensou por momentos que míssil da Coreia do Norte atingiria país
Na última terça-feira (11), a Coreia do Norte confirmou a realização bem-sucedida do lançamento de um míssil hipersônico Hwasong-8, com a presença do líder do país, Kim Jong-un, segundo a mídia estatal norte-coreana.
O teste foi o segundo confirmado em menos de uma semana e o terceiro já realizado com uma arma hipersônica pela Coreia do Norte.
Comentar