Notícias do Brasil

Pernambuco confirma 2º caso de 'superfungo' e Anvisa alerta para surto

O segundo caso do "superfungo" Candida Auris, resistente a medicamentos e responsável por infecções hospitalares, foi confirmado em Pernambuco, no Brasil, nesta quinta-feira (13), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Sputnik
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde pernambucana (SES-PE), o diagnóstico foi feito em uma mulher de 70 anos, que faleceu no dia 5 de janeiro em decorrência de problemas neurológicos.
Embora estivesse com o fungo, ela não apresentou sintomas, segundo a secretaria.
A mulher deu entrada no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Recife, no dia 24 de novembro do ano passado, "por questões neurológicas".
O primeiro caso do "superfungo" no estado foi confirmado pela Anvisa na quarta-feira (12), em um homem de 38 anos que já teve alta do mesmo hospital. Um terceiro paciente com exame sugestivo para Candida Auris está sob investigação.
Ciência e sociedade
Mosquito infectado com vírus da dengue pica mais vezes para melhor transmitir doença, diz pesquisa
Apesar de apenas dois casos confirmados, a Anvisa explicou que já classifica a situação como o terceiro surto do "superfungo" no Brasil.
Segundo a agência, "a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde".
"Candida Auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública", alertou a Anvisa.
Comentar