Panorama internacional

Força Aérea de Taiwan suspeita que caça F-16V tenha caído depois de perder contato com piloto

Buscas estão em andamento depois que testemunhas relataram terem visto um avião cair no mar na costa oeste, durante missão de treinamento.
Sputnik
Nesta terça-feira (11), um F-16V, o caça mais avançado de Taiwan, perdeu contato com a base aérea no sudoeste da ilha.
Segundo a Força Aérea taiwanesa, o piloto ainda não foi localizado e testemunhas relataram ter visto um avião cair no mar.
"O F-16V de assento único [número de série 6650] operado pelo capitão Chen Yi decolou de sua base em Chiayi às 14h55 para uma missão de treinamento de rotina e desapareceu perto da zona-alvo de tiro Shuaixi às 15h23", disse a Força Aérea em um comunicado.
Segundo o South China Morning Post, autoridades disseram que o piloto estava participando de treinamento de tiro na zona-alvo antes de perder o contato.
Um porta-voz do gabinete presidencial de Taiwan confirmou a notícia, dizendo que missões de busca e resgate estão sendo realizadas. Segundo o porta-voz, a presidente Tsai Ing-wen, comandante-em-chefe das forças da ilha, ordenou que os socorristas fizessem todo o possível para procurar o avião e o piloto, pedindo abertura de investigação sobre as possíveis causas do incidente.
Panorama internacional
China adverte que ações da América em relação a Taiwan expõem Washington a 'preço insuportável'
De acordo com o Centro de Comando Nacional de Resgate da ilha, o radar da torre de controle da Força Aérea localizou o caça pela última vez sobre o mar ao largo de Dongshih, na costa oeste de Taiwan.
A Guarda Costeira de Taiwan e a polícia também se juntaram às buscas pelo avião.
Este foi o oitavo grande acidente envolvendo um jato F-16 desde 1998. Em seis deles, os pilotos morreram ou desapareceram.
O avião desaparecido na terça-feira era um dos 141 caças F-16A/B que foram atualizados para o mais avançado F-16V sob um contrato de US$ 4 bilhões (cerca de R$ 26,7 bilhões) que a Força Aérea taiwanesa e a construtora de aviões Corporação de Desenvolvimento Industrial Aeroespacial (AIDC, na sigla em inglês) assinaram com a Lockheed Martin.
Comentar