Panorama internacional

Cazaquistão começa a se recuperar da destruição após onda de violência

O país foi alvo de manifestações que irromperam em várias cidades e levaram à destruição de propriedade privada e pública em todo o país, forçando a entrada de forças de paz da Organização do Tratado de Segurança Coletiva.
Sputnik
Os protestos, que começaram em 2 de janeiro em algumas cidades no Cazaquistão, rapidamente se espalharam por todo o país e se tornaram violentos.
Em Almaty foram atacados os prédios da sede do partido governista Nur Otan e da administração da cidade, mas as vitrines de lojas, carros, caminhões e policiais também foram alvos da violência, que levou a vida de pelo menos 164 pessoas.
As autoridades cazaques já declararam por várias vezes sua suspeita de os eventos serem resultado de ataques terroristas e de tentativa de golpe de Estado e de terem sido previamente coordenados e dirigidos do exterior.
1 / 14
Caminhões queimados após protestos violentos em Almaty, Cazaquistão.
2 / 14
Homem passa ao lado do escritório do partido governante Nur Otan, danificado por violentos protestos em massa contra a subida dos preços do combustível, Almaty, Cazaquistão, 8 de janeiro de 2022.
3 / 14
Caixa eletrônico vandalizado por saqueadores durante protestos violentos em Almaty, Cazaquistão.
4 / 14
Entrada de prédio destruída durante protestos violentos em Almaty, Cazaquistão.
5 / 14
Homem passa junto de delegacia vandalizada durante os protestos em massa em Almaty, Cazaquistão, 8 de janeiro de 2022.
6 / 14
Panorama da sede da administração da cidade, queimada durante violentos protestos em massa contra a subida dos preços do combustível, Almaty, Cazaquistão, 7 de janeiro de 2022.
7 / 14
Mulher carrega sacos de plástico junto de loja após protestos em massa violentos contra a subida dos preços do combustível, Almaty, Cazaquistão, 8 de janeiro de 2022.
8 / 14
Prédio queimado de sucursal do Banco Halyk após violentos protestos em massa contra a subida dos preços do combustível, Almaty, Cazaquistão, 9 de janeiro de 2022.
9 / 14
Vendedores limpam loja assaltada e saqueada durante violentos protestos em massa contra a subida dos preços do combustível, Almaty, Cazaquistão, 10 de janeiro de 2022.
10 / 14
Policiais detêm homem em Almaty, Cazaquistão.
11 / 14
Mulher filma prédio queimado durante violentos protestos em massa contra a subida dos preços do combustível, Almaty, Cazaquistão, 9 de janeiro de 2022.
12 / 14
Vitrines, vandalizadas por saqueadores durante violentos protestos, no centro comercial Mart em Almaty, Cazaquistão.
13 / 14
Mulheres esperam por ônibus em ponto de ônibus em Almaty, Cazaquistão, 10 de janeiro de 2022.
14 / 14
Pessoas passam ao lado de loja com vidros partidos durante violentos protestos em massa em Almaty, Cazaquistão, 10 de janeiro de 2022.
Comentar