Panorama internacional

Carros vandalizados e edifícios incendiados: Cazaquistão entra em caos com protestos contra governo

O país da Ásia Central foi apanhado por uma onda de protestos por todo o país, que já levaram o presidente do Cazaquistão a aceitar a demissão do governo e à declaração do estado de emergência.
Sputnik
Os protestos no Cazaquistão, que começaram no início do ano nas cidades de Aktau e Zhanaozen, se espalharam a todo o país, com as pessoas protestando contra a subida dos preços de combustível.
Os manifestantes assaltaram os prédios da prefeitura de Almaty, a maior cidade do país, e também o escritório do partido governante Nur Otan, levando a maior cidade do Cazaquistão e Nursultan, a capital, a declarar estado de emergência.
Os desacatos têm resultado em carros e vidros danificados e confrontos com as autoridades, que usaram veículos blindados. Os policiais também estão armados e usam granadas de luz e som e gás lacrimogêneo em resposta aos eventos.
1 / 15
Pessoas atacam caminhonete policial durante protesto contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 4 de janeiro de 2022.
2 / 15
Pessoas protestando contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 4 de janeiro de 2022.
3 / 15
Manifestantes participam de protesto na rua contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
4 / 15
Prédio de filial do partido Nur Otan no distrito de Auezov, Cazaquistão, que os manifestantes tentaram incendiar, 5 de janeiro de 2022.
5 / 15
Veículo de transporte blindado perto do escritório do prefeito durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
6 / 15
Policiais antimotim na rua durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
7 / 15
Manifestantes em cima de caminhão durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
8 / 15
Manifestantes perto de prédio administrativo durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
9 / 15
Policiais em barricada durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
10 / 15
Automóvel virado na rua durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
11 / 15
Policial é ajudado perto do escritório do prefeito durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
12 / 15
Policial dentro de caminhonete da polícia com vidro partido durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
13 / 15
Polícia usando granadas de luz e som e gás lacrimogêneo durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
14 / 15
Carro policial queimando durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
15 / 15
Carro queimado perto do escritório do prefeito durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022.
Comentar