Panorama internacional

Ministério da Defesa de Israel detona munições sírias de bunker localizado nas Colinas de Golã

Local abrigava cartuchos de morteiros de diferentes calibres, sinalizadores, munições pirotécnicas, explosivos entre outras peças utilizadas pelos sírios contra israelenses na Guerra dos Seis Dias.
Sputnik
Neste domingo (2), a unidade de remoção de minas do Ministério da Defesa detonou centenas de peças de munições sírias que foram encontradas em novembro passado em um bunker abandonado após a Guerra dos Seis Dias de 1967, quando Israel capturou as Colinas de Golã de Damasco, de acordo com o The Times of Israel.
O bunker foi encontrado em uma área de Golã Ocidental, que abrigava um posto avançado sírio, conhecido como al-Murtafa, utilizado pelos militares sírios para atirar em comunidades israelenses no vale de Hula antes da guerra.
De acordo com o ministério, o local abrigava centenas de peças de munição, incluindo "cartuchos de morteiros de diferentes calibres, sinalizadores, munições pirotécnicas, explosivos, munições de rifle de caça e outros tipos".
Defesa antiaérea da Síria repele ataque a partir das Colinas de Golã, há 2 feridos, diz Damasco
Por motivos de segurança, a Autoridade de Ação contra Minas (INMAA, na sigla em inglês), que liderou o esforço, decidiu detonar as munições no local, em vez de movê-las para o local da explosão. No total, os vários explosivos pesavam centenas de quilos.
Segundo a mídia, o bunker foi descoberto e as munições dentro dele foram detonadas como parte de uma campanha contínua da INMAA para abrir mais partes do Golã para caminhantes e turistas.
Panorama internacional
Israel aprova plano para duplicar população judaica nas Colinas de Golã ocupadas
Comentar