Panorama internacional

Ucrânia diz não 'ver qualquer ameaça aberta de agressão' e descarta probabilidade de invasão russa

O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Aleksei Danilov, definiu como "ataque informativo" contra o país a campanha mediática em torno de uma suposta guerra.
Sputnik
O Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia não considera provável que a Rússia invada o país, afirmou Aleksei Danilov.
"Hoje, não vemos um grande perigo nas fronteiras [...] Não vemos nenhuma ameaça aberta de agressão por parte da Federação da Rússia", observou Danilov durante uma conferência de imprensa após uma reunião do Conselho.
Ele também ressaltou que, para que uma invasão em grande escala tivesse êxito, a concentração de tropas russas nas zonas fronteiriças deveria ser "ao menos três, quatro, cinco vezes maior do que é hoje".
"Não é de maneira nenhuma necessário impor a lei marcial e [...] assustar a sociedade", afirmou o funcionário.
Em relação à campanha midiática em torno da suposta iminente invasão, ele descreveu como "um dos, digamos, ataques informativos que são realizados hoje no território do nosso país".
Panorama internacional
OTAN está transformando Ucrânia em campo de operações militares contra Rússia, diz Lavrov
As declarações de Danilov contrastam com o tom de algumas autoridades ucranianas nos últimos dois meses, como por exemplo, do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, que no dia 30 de novembro afirmou que Moscou estava considerando a possibilidade de uma agressão para mudar radicalmente o balanço de forças na região.
Comentar