Panorama internacional

Rússia testa novos mísseis hipersônicos Tsirkon de fragata e submarino com 12 lançamentos

De acordo com informações do Ministério da Defesa russo, cerca de 12 mísseis foram disparados durante os testes na semana passada.
Sputnik
"A tripulação da fragata do projeto 22350 Admiral Gorshkov concluiu com sucesso um conjunto de testes do míssil hipersônico Tsirkon, completando um total de cerca de dez lançamentos. Dois testes foram feitos pela tripulação do submarino nuclear Severodvinsk do projeto 885, classe Yasen", informou o ministério em nota de imprensa.
Os mísseis Tsirkon conseguem atingir velocidades de Mach 9, enquanto o alcance ultrapassa os 1.000 km, sendo os primeiros no mundo a conseguir essas marcas. Com tamanha velocidade e controle, os mísseis são capazes de destruir alvos terrestres e marítimos de superfície. O primeiro teste do míssil foi realizado no início de outubro a partir do submarino Severodvinsk.
Putin anuncia realização de novo teste de míssil hipersônico Tsirkon
O planejamento é de que as fragatas do projeto 22350, os novos submarinos multifuncionais do projeto 885M Yasen-M, assim como o cruzador de mísseis modernizado Admiral Nakhimov e o submarino Irkutsk, sejam equipados com o Tsirkon.
Dependendo da variante, submarinos da classe Yasen podem transportar entre 32 e 40 mísseis hipersônicos.
Comentar