Ciência e sociedade

Tumba com joias similares às usadas pela realeza do Ocidente são encontradas na Ásia Central (FOTO)

As descobertas realizadas em um desfiladeiro de Karabak, no Cazaquistão, mostram uma grande variedade de estilos e influências, tornando as peças objetos únicos esta região da Ásia Central
Sputnik
Uma equipe de arqueólogos descobriu no desfiladeiro de Karabak, no Cazaquistão, uma sepultura da segunda metade do século V ou da primeira do VI, pertencente a uma garota menor de idade, do alto círculo social, que foi enterrada vestida com adornos similares aos usados pela realeza romana e bizantina, segundo o estudo.
De acordo com os autores do estudo, apesar de a tumba ter sido saqueada, em seu interior foram encontradas sepulturas de grande qualidade, que incluem joias, restos de tecidos e outros tipos de acessórios que mostram uma diversidade de influências estilísticas e estéticas únicas na região do mar Aral-mar Cáspio.
Entre as descobertas, destaca-se um toucado decorado com lâminas de ouro e um diadema vermelho com pequenas placas metálicas em forma de máscaras, rematado no centro com a face de uma górgona, um ser mitológico da antiga Grécia, talhado em madeira, porém seguindo a tradição cita arcaica.
Objetos recuperados da tumba de garota encontrada no Cazaquistão
Além disso, foram descobertas diversas fivelas de cintos e sapatos em forma de aves de rapina altamente estilizadas com as asas abertas.
A maioria dos objetos recuperados foram criados especificamente para o ritual funerário e não eram usados na vida cotidiana, segundo os autores.
Considerando que este tipo de objetos não corresponde aos encontrados em outras tumbas escavadas em Karabak, e considerando a semelhança com as vestimentas romanas e bizantinas, os especialistas suspeitam que os restos tivessem pertencido a uma garota estrangeira.
Comentar