Propagação e combate à COVID-19

Ômicron na Europa: Suíça registra recorde de casos de COVID-19

Nesta quinta-feira (29), a Suíça registrou um novo pico de casos de COVID-19 na pandemia, com mais de 19 mil infecções detectadas.
Sputnik
O país europeu enfrenta sua quinta onda de COVID-19, intensificada pela chegada da variante Ômicron do novo coronavírus. O pico de casos foi registrado pelo Escritório Federal de Saúde Pública da Suíça.
De acordo com as autoridades suíças um total de 19.032 casos de COVID-19 foram registrados no país nas últimas 24 horas. Além disso, 129 pessoas foram hospitalizadas e outras 23 morreram. A taxa de ocupação hospitalar, no entanto, recuou em relação à semana passada e chegou a 75,9%.
Seringas contendo a vacina Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 em Basel, Suíça
Apesar da presença da variante, alguns observadores acreditam que o aumento do número de casos de COVID-19 registrados no país também pode estar relacionado ao período de férias e o aumento de aglomerações.
Outro fator considerado é a imposição de novas medidas de restrições exigindo testagem além do comprovante de vacinação para visitar bares, boates e discotecas. Dessa forma, com o aumento do número de testes mais casos de COVID-19 foram identificados.
Diversos países europeus registraram picos de casos diários nos últimos dias, incluindo França, Reino Unido e Espanha. Fora da Europa, países como Etiópia, Angola, Argentina e Estados Unidos também bateram recordes de casos.
Conforme os dados do site Our World in Data, a Suíça acumula um total de 1,9 milhão de casos de COVID-19, além de 12.172 mortes causadas pela doença. A vacinação no país chegou a 67% da população com as duas doses e 68% com pelo menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus.
Comentar