Panorama internacional

Avião dos EUA conduz 1º voo sobre Leste da Ucrânia para obter dados de inteligência, diz mídia

Mídia norte-americana relatou que na segunda-feira (27) um avião E-8 Joint STARS dos EUA, com várias funções de reconhecimento, voou na região de conflito, apesar de não sobrevoar áreas sensíveis.
Sputnik
Uma aeronave de espionagem dos EUA conduziu um voo sobre o Leste da Ucrânia para coletar dados de inteligência, escreveu na quarta-feira (29) a emissora CNN citando um porta-voz do Comando Europeu dos EUA (EUCOM, na sigla em inglês).
Trata-se do primeiro voo conduzido pelo avião E-8 Joint STARS, segundo a emissora, que citou Russ Wolfkiel, tenente e comandante norte-americano, referindo que o sobrevoo da região aconteceu na segunda-feira (27), e com a permissão do governo ucraniano.
Wolfkiel não mencionou a rota exata da aeronave, mas notou que ela não entrou nas zonas disputadas de Donbass.
Panorama internacional
Defesa russa: aviões e navios dos EUA fazem reconhecimento de potencial teatro militar no mar Negro
O E-8 Joint STARS é destinado a realizar observações de longa distância, para detectar e classificar alvos terrestres em qualquer parte do dia ou condição atmosférica, além de coordenar operações de combate e trocar informações com as forças terrestres em tempo real.
Na terça-feira (28) Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA, ordenou que o grupo de ataque do porta-aviões nuclear USS Harry S. Truman ficasse no Mediterrâneo, em vez de seguir ao Oriente Médio, por preocupações quanto à situação na Ucrânia. Ele agora está no mar Jônico entre a Grécia e a Itália.
As tensões em torno da Ucrânia se agravaram nas últimas semanas em meio a uma suposta mobilização militar da Rússia junto da fronteira russo-ucraniana, com países ocidentais e a Ucrânia acusando Moscou de querer invadir seu vizinho. O Kremlin responde que tem todo o direito de movimentar tropas dentro de seu próprio território, que não ameaça ninguém, e questiona, por sua vez, a militarização junto das fronteiras da Rússia por parte da OTAN e de seus aliados, incluindo a Ucrânia
Comentar