Ciência e sociedade

Galáxia solitária usada para determinar distâncias no Universo é registrada pelo Hubble (FOTO)

A galáxia espiral solitária UGC 9391, localizada a 130 milhões de anos-luz da Terra, foi flagrada pelo Telescópio Espacial Hubble.
Sputnik
A solitária galáxia espiral UGC 9391 foi registrada a 130 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Draco, próximo do polo celestial norte, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
Seus braços repletos de estrelas são claramente visíveis contra um pano de fundo de galáxias distantes, semelhantes a redemoinhos ou manchas indistintas, devido à grande distância da Terra.
Além disso, a imagem mostra algumas estrelas em primeiro plano, mais brilhantes e próximas, que são circundadas por pontas de difração causadas pela luz interagindo com as complexas lentes do Hubble.
Galáxia espiral UGC 9391
Esta galáxia foi usada para construir a Escala de Distâncias Cósmicas, um conjunto de medições conectadas que permite determinar as distâncias até os objetos astronômicos mais distantes.
Com isso, a UGC 9391 ajudou os astrônomos a melhorar suas estimativas de distância, fornecendo um laboratório natural para comparar duas técnicas de medição - as explosões de supernovas e as variáveis Cefeidas - ajudando assim a quantificar a velocidade com que o Universo está se expandindo.
Comentar