Ciência e sociedade

Descobrem na Rússia artefatos do século XII e antigo texto escrito em casca de bétula (FOTOS)

Pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia descobriram durante escavações em dois sítios arqueológicos no centro de Veliky Novgorod – uma das cidades mais antigas do país considerada o berço do Estado da Rússia – um antigo texto escrito em casca de bétula.
Sputnik
Cientistas ressaltam que é a primeira vez que tal artefato é desenterrado na Rússia durante o período de inverno no Hemisfério Norte.
Durante o estudo de uma camada de solo do final do século XII, foi achado um texto inteiro escrito em casca de bétula. Quando foi descoberto o artefato estava enrolado de forma compacta.
Casca de bétula com texto escrito
"Na minha memória, esta é a primeira vez que os arqueólogos encontram textos em cascas de bétula durante o inverno", disse um membro do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia.
O objeto foi enviado para Moscou para ser restaurado. Em 24 de dezembro, especialistas conseguiram decifrar o texto. Segundo arqueólogos, o autor da nota pergunta a uma pessoa chamada Dobrosha sobre um valor que deve ser pago por prestação de serviços administrativos e pede para ser informado disso com uma nota escrita.
Fragmento de um selo de chumbo do século XIII
Pesquisadores já descobriram no local muitos artefatos históricos. Entre os mais notáveis se destacam uma parte de um selo de chumbo de um príncipe do século XIII que retrata João, o Apóstolo e Lázaro de Betânia, bem como quatro selos de chumbo do século XII com os quais eram seladas embalagens de várias mercadorias.
Comentar