Ciência e sociedade

Inscrições abertas para o Concurso Andrei Stenin 2022

O concurso deve o seu nome a Andrei Stenin, fotorrepórter especial do grupo midiático Rossiya Segodnya, que morreu em meados de 2014 ao cumprir uma tarefa profissional perto de Donetsk. A competição fotográfica anual começou tradicionalmente no dia de aniversário de Andrei, a 22 de dezembro.
Sputnik
Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Concurso Internacional de Fotojornalistas.
Os jovens fotorrepórteres do mundo que tenham de 18 a 33 anos podem enviar os seus trabalhos através do site stenincontest.ru em russo, inglês e chinês. Em 2022 mantêm-se as categorias e modalidades de participação. São quatro categorias: "Notícias Principais", "Esporte", "O Meu Planeta" e "Retrato. O Herói dos Nossos Tempos", e duas modalidades: fotos singulares e séries. Cada participante pode enviar uma foto singular e uma série para cada categoria. As inscrições terminam em 28 de fevereiro de 2022.
Em 2022, o valor dos prêmios do concurso será de 125 mil rublos para o primeiro lugar, 100 mil rublos para o segundo lugar e 75 mil rublos para o terceiro lugar em cada categoria. O vencedor do Grande Prêmio obterá 700 mil rublos.
Apesar das restrições em virtude da pandemia da COVID-19, o concurso Andrei Stenin preservou uma das suas tradições mais importantes: as exposições deambulantes dos laureados em diferentes países. Esta turnê dá aos jovens fotorrepórteres a oportunidade de mostrarem os seus trabalhos ao público russo e internacional, atrair a atenção para os problemas e desafios contemporâneos mais relevantes. A geografia das exposições abrange, desde a sua primeira edição em 2014, dezenas de cidades da Europa, Ásia, América Latina, África e Oriente Médio. Em 2018, as exposições do concurso passaram a ser acolhidas também na sede em Nova York da principal organização internacional em prol da paz e da segurança de todos os países, a Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2019, o Conselho da Europa em Estrasburgo também acolhe as exposições.
A curadora do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin e chefe do Serviço de Projetos Visuais do grupo midiático Rossiya Segodnya, Oksana Oleynik, comenta assim o início da edição de 2022 do concurso:
"Há uma frase conhecida em latim: ‘Mudam os tempos e nós mudamos com eles’. A pandemia alterou drasticamente a face do mundo, os fundamentos da nossa vida, as realidades de muitas profissões. Mas não obstante isso, muitas dessas mudanças beneficiaram os participantes do nosso concurso: consolidaram o seu espírito criativo, fizeram-nos crescer na sua profissão, desenvolveram a imaginação e aceleraram os projetos que eles realizam. O concurso iniciou o seu segundo quinquênio: em 2022 ele faz oito anos. Já lançou muita gente para a órbita profissional, os seus nomes já são conhecidos na área da fotografia profissional. A equipe do nosso concurso tem muito orgulho e alegria nisso. Aguardamos os nossos novos participantes e desejamos-lhes a vitória!"
O Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin em 2021 teve o apoio dos maiores representantes da mídia russa e internacional, das agências de notícias e da comunidade fotográfica. Algumas categorias tiveram o patrocínio do Grupo Midiático Unido de Xangai (SUMG), a holding midiática panárabe Al Mayadeen TV e também de uma das maiores organizações humanitárias do mundo, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Sobre o concurso

O concurso internacional de fotojornalismo Andrei Stenin, organizado pela agência de notícias Sputnik sob a égide da Comissão da Federação da Rússia para os Assuntos da UNESCO, visa apoiar os jovens fotógrafos e atrair a atenção pública às tarefas desenvolvidas pelo fotojornalismo contemporâneo. É uma plataforma para fotógrafos jovens, talentosos, sensíveis e abertos ao novo, onde eles nos mostram as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.
Os patrocinadores midiáticos principais do concurso são: o canal televisivo estatal russo Kultura, o canal de televisão Moskva 24 e o portal de notícias vesti.ru.
Os parceiros midiáticos internacionais do concurso são: a agência de notícias e rádio Sputnik, o canal de televisão e portal RT, a agência de notícias Askanews, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Telam, a agência de notícias ANA, a holding Shanghai United Media Group (SUMG), o portal do jornal China Daily, o portal The Paper, a rede midiática Al Mayadeen, a agência de notícias Prensa Latina, o portal DBW.
O concurso é patrocinado também pelos seguintes parceiros profissionais: a União dos Jornalistas da Rússia, o portal YOung JOurnalists, o portal Russian Photo, o portal Photo-study.ru, a escola de fotografia Academia da Fotografia, o jornal Fotoargenta, o Clube de Fotojornalismo de Nova Deli, o jornal LF Magazine, o portal All About Photo, o jornal fotográfico EYE, o jornal Artdoc, o portal IPhoto Channel. A plataforma e festival PhotON é parceiro internacional do concurso.
Comentar