Panorama internacional

Países do G7 criticam eleições em Hong Kong e China reage: 'Precisam se olhar no espelho'

EUA, Reino Unido e União Europeia falam em "erosão" da democracia após eleições em Hong Kong, e dizem que as mudanças "eliminaram qualquer oposição política significativa".
Sputnik
Alguns países do G7 condenaram a votação do Legislativo em Hong Kong, dizendo que as regras impostas por Pequim reduzem as cadeiras eleitas diretamente e controlam quem pode concorrer.
No domingo (19) aconteceu a primeira eleição desde a imposição da Lei de Segurança Nacional e a implementação de mudanças radicais no sistema eleitoral, impostas por Pequim. O pleito foi marcado pelo comparecimento baixo da população.
Os chanceleres do grupo G7 das nações mais desenvolvidas expressaram "grave preocupação com a erosão dos elementos democráticos" no sistema eleitoral de Hong Kong após as eleições.
Chancelaria da China revela mais de 100 exemplos de alegada interferência dos EUA em Hong Kong
Eles disseram que o novo processo de verificação para "restringir severamente a escolha dos candidatos no boletim de voto minou o alto grau de autonomia de Hong Kong".
Os chanceleres do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA apelaram à China "para restaurar a confiança nas instituições políticas de Hong Kong e acabar com a opressão injustificada daqueles que promovem os valores democráticos e a defesa dos direitos e liberdades".
Josep Borrell, alto representante da União Europeia (UE) para as Relações Exteriores e Política de Segurança, classificou o pleito "como mais um passo no desmantelamento do princípio de Um País, Dois Sistemas".

A resposta chinesa

Em contrapartida, a China respondeu às declarações dos países do G7. Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, culpou o baixo comparecimento às urnas em função de "elementos anti-China empenhados em destruir Hong Kong e a interferência de forças externas".
Zhao Lijian criticou aqueles "que atacam deliberadamente o sistema eleitoral de Hong Kong", durante uma coletiva de imprensa em Pequim, nesta segunda-feira (20).
"Aqueles que atacam as eleições em Hong Kong não se preocupam com a democracia, apenas querem interferir nos assuntos da China e de Hong Kong, assim como obstruir o crescimento chinês", declarou.
Em seguida, ele ainda disse que essas nações "não estão qualificadas para serem professoras da democracia, e o que elas mais precisam fazer é se olhar no espelho e refletir sobre seus problemas domésticos raciais e de polarização política".
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em Pequim, no dia 8 de abril de 2020. Foto de arquivo
Comentar