Ciência e sociedade

Jarro de ouro e de quartzo da época dos vikings com mensagem secreta é achada no Reino Unido (FOTOS)

Jarro de quartzo e de ouro de Galloway Hoard
Foi revelado no Reino Unido um artefato de alta qualidade usado durante o período anglo-saxão, incluindo uma inscrição aparentemente referindo a pessoa que o encomendou.
Sputnik
Pesquisadores no Reino Unido restauraram um jarro de ouro e quartzo que era parte de uma variedade de objetos da época dos vikings, relatou o Museu Nacional da Escócia.
O Conselho de Pesquisa de Artes e Humanidades e a Universidade de Glasgow, Reino Unido, anunciaram que os achados, chamados de Galloway Hoard, objetos preservados que "contêm prata e ouro" e datados entre os anos 670 e 900, incluem também um "objeto único de quartzo e ouro".
De acordo com o Museu Nacional da Escócia, o frasco inclui uma brilhante camada de linho dentro de uma bolsa de couro fino com um luxuoso forro interno de seda. Para produzir uma imagem tridimensional do objeto foi necessário realizar e juntar mais de 1.000 imagens de raios X de diferentes ângulos, "preservando ao mesmo tempo a integridade do frágil invólucro de tecido".
Raios X mostrando a malha de ouro, base e tampa com tubo do jarro de quartzo.
"A maior surpresa", no entanto, foi que a radiografia parecia ter uma mensagem inscrita, que indicava "H Y G V A L D E P : F A C : I U S S". Elizabeth Oshaka, do Colégio da Universidade de Cork, República da Irlanda, confirmou que isso significa: "O bispo Hyguald ordenou que [isto] fosse feito".
O jarro de quartzo é um de vários objetos que estava contido no vaso de prata dourado de Galloway Hoard, como mostra este diagrama esquemático
Foram propostas várias teorias sobre quem poderia ser essa pessoa, mas o museu teoriza que se trataria de um bispo não registrado desse tempo.
"A excepcional qualidade da ourivesaria indica que esta peça era de uma oficina de muito alto status", indica o Museu Nacional da Escócia. Os pesquisadores acreditam que o jarro e seus conteúdos parecem ter sido tratados como objetos rituais durante o período anglo-saxão.
Galloway Hoard é um conjunto de artefatos de ouro, prata, vidro, cristal, pedra e objetos de terra encontrados em setembro de 2014 em Dumfries and Galloway, Escócia, Reino Unido.
Comentar