Panorama internacional

Segunda linha do Nord Stream 2 começa a ser enchida, mas Alemanha diz que uso depende de autorização

O porta-voz do Ministério da Economia da Alemanha informou, nesta sexta-feira (17), que o gás do Nord Stream 2 não poderá ser usado em janeiro: "Primeiro tem que ser dada a autorização", explicou o porta-voz.
Sputnik
Segundo a Reuters, o porta-voz também salientou que a certificação é uma questão administrativa regulatória e não tem relação com o caso Khangoshvili.
Panorama internacional
Moscou critica e promete responder à condenação de cidadão russo na Alemanha por suposto assassinato
A operadora do gasoduto informou, também nesta sexta-feira (17), que foi iniciada a segunda fase de enchimento de gás do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2).

"Em 17 de dezembro, o procedimento de enchimento de gás na segunda linha do gasoduto Nord Stream 2 foi iniciado. Tal como na primeira linha, a segunda será gradualmente preenchida com gás para gerar a quantidade e pressão necessárias", informou a operadora Nord Stream 2 AG.

Em contrapartida, o chefe do Comitê de Energia da câmara baixa do parlamento da Rússia, Pavel Zavalny, afirmou em conferência on-line nesta sexta-feira (17) estar confiante que em janeiro a Alemanha já vai estar usufruindo do gás do Nord Stream 2.
"Por que tenho certeza? Em primeiro lugar, o prazo para isso [certificação] termina em janeiro. E não é do interesse da Alemanha e de outros países da União Europeia arrastar ainda mais esse processo", disse Zavalny, completando que o aumento dos preços do gás também vai acelerar o processo.
Panorama internacional
Preços do gás na Europa voltam a subir em meio ao atraso na certificação do Nord Stream 2
O gasoduto russo Nord Stream 2 terminou de ser construído em 2021, mas sua entrada em funcionamento tem sido impedida por sanções e ameaças dos EUA. A construção se estende por 1.234 quilômetros e está dividida em cinco setores – russo, finlandês, sueco, dinamarquês e alemão.
Comentar