Panorama internacional

EUA estão prontos para diálogo com Rússia em 'formato apropriado', diz Casa Branca

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou, nesta sexta-feira (17), que os EUA acreditam que ainda há uma oportunidade para o progresso das negociações com a Rússia, se feitas "no formato apropriado".
Sputnik

"Fomos claros como os Estados Unidos - e ontem [quinta-feira, 16], as 30 nações da aliança da OTAN foram claras em uma declaração emitida pelo Conselho do Atlântico Norte - estão preparados para o diálogo com a Rússia. [...] Podemos ter uma discussão no formato apropriado", declarou Sullivan durante um evento em Washington.

O conselheiro de Segurança Nacional disse que a Rússia "colocou sobre a mesa suas preocupações" com as atividades americanas e da OTAN e prometeu que os EUA desejam fazer o mesmo, mostrando que acreditam que "as atividades russas podem prejudicar nossos interesses e valores".
"Temos mantido um diálogo com a Rússia sobre questões de segurança europeias nos últimos 20 anos. Tivemos isso com a União Soviética durante décadas antes disso. Isso às vezes produziu progresso, às vezes produziu um impasse, mas estamos fundamentalmente preparados para o diálogo", afirmou Sullivan.
Ele ainda acrescentou que, embora o avanço seja possível em algumas áreas, as duas potências nucleares provavelmente continuarão discordando, sem dar detalhes sobre em quais áreas poderiam ter divergências.
Panorama internacional
Nos EUA, 114 congressistas enviam carta ao presidente Joe Biden pedindo diálogo com Cuba
Em reunião virtual na semana passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, implementar novas sanções contra Moscou em caso de uma invasão à Ucrânia, incluindo a desconexão da Rússia do sistema de pagamento SWIFT e tentar impedir o funcionamento do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), que conecta o país à Alemanha.
Já o presidente russo questionou o potencial militar crescente da OTAN perto de suas fronteiras e pediu garantias de que não haverá expansão mais ao Leste.
Comentar