Ciência e sociedade

Descobrem na Dinamarca sepultura de crianças da era neolítica com adaga de pedra (FOTOS)

É muito raro que montes fúnebres com esqueletos de crianças em bom estado sejam descobertos na Dinamarca, por isso têm grande importância quando são encontrados.
Sputnik
Durante uma escavação em poço de cascalho em Hedehusenem, na Dinamarca, uma equipe de arqueólogos desenterrou restos mortais de quatro crianças enterradas em uma única sepultura da era neolítica e de uma criança em um túmulo da Idade do Bronze.
Destaca-se que o enterro neolítico data de cerca de 2000 a.C., já o da Idade do Bronze é de entre 1700 e 1000 a.C.
Túmulo de pedra com quatro esqueletos de crianças da era neolítica encontrado durante escavações na Dinamarca
Ambas as sepulturas foram encontradas em um monte de sepultamento. Os esqueletos estão em boas condições, mas os restos ósseos de crianças são delicados e sepulturas infantis pré-históricas são um achado raro na Dinamarca.
As crianças do túmulo neolítico eram muito novas, três delas tinham três ou quatro anos de idade no momento da morte. A quarta era um pouco mais velha.
Adaga de pedra encontrada em túmulo da era neolítica na Dinamarca
O único objeto enterrado com eles era uma pequena adaga de pedra. A criança na sepultura individual foi enterrada com uma pulseira de bronze, escreve portal The History Blog.
"Neste momento parece que é um cemitério para crianças. É interessante em si, sendo um local de enterro com um período intervalo de tempo tão grande entre as sepulturas individuais. Parece que sabiam que era um cemitério para crianças. É um mistério por que só crianças estão enterradas aqui. No entanto, não podemos excluir que adultos também estivessem [enterrados] aqui. Por exemplo, encontrados uma lâmina de bronze no topo do monte de sepultamento, e esse não é um objeto típico colocado em sepulturas de crianças", disse arqueóloga Katrine Ipsen Kjaer.
Os ossos foram retirados para estudo posterior. Eles serão datados por radiocarbono para reduzir o período do enterramento.
Comentar