Panorama internacional

Mídia: Pentágono está preocupado com presença militar da China na fronteira com a Índia

O Departamento de Defesa dos Estados está preocupado com a escalada militar chinesa perto da linha de demarcação de fronteira com a Índia, na região do Himalaia, informou a mídia na quarta-feira (15).
Sputnik
De acordo com o que foi publicado pela revista Foreign Policy, a China implantou bombardeiros estratégicos de longo alcance na região fronteiriça no mês passado.
Nos últimos meses, as autoridades indianas apontaram que a China mantém presença militar significativa perto da fronteira com a Índia e realiza exercícios no local.
Ainda segundo a revista, não está claro se os EUA fornecerão à Índia mais apoio militar. Um oficial indiano disse ao periódico que Washington estava ativamente compartilhando informações de inteligência com Nova Deli.
Soldados do Exército da Índia em estrada coberta de neve perto do desfiladeiro da montanha Zojila, que liga Srinagar ao território indiano de Ladakh, que faz fronteira com a China, em 28 de fevereiro de 2021
Desde a guerra de 1962 entre Índia e China, há uma disputa fronteiriça entre os países na região do Himalaia, o que gerou diversas tensões e conflitos ao longo dos anos.
Após uma escalada das tensões em maio de 2020, Índia e China aumentaram sua presença militar na região disputada, ao mesmo tempo em que iniciaram conversas diplomáticas para solucionar o conflito.
Enquanto as negociações estavam em andamento, outros dois grandes episódios de confrontos ocorreram na região, em junho e agosto daquele ano, deixando dezenas de soldados mortos em ambos os lados. Os dois países seguem envolvidos em negociações para diminuir a tensão militar na fronteira.
Comentar