Notícias do Brasil

Fundo Monetário Internacional anuncia fechamento de escritório em Brasília em 2022

Instituição anuncia encerramento das atividades no Brasil em meio às críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a condução das políticas econômicas para amenizar a crise vivida pelo país.
Sputnik
Nesta quinta-feira (16), o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que vai fechar seu escritório em Brasília, até 30 de junho de 2022.
O anúncio ocorre em um momento delicado para a economia brasileira. O responsável pela pasta, Paulo Guedes, em meio às críticas por sua condução da agenda econômica, rebateu a decisão do fundo.
De acordo com o G1, o ministro reclamou que enquanto o fundo previa uma queda de 10% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no ano passado, o recuo foi de apenas 4,1%.
Na quarta-feira (15), em evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Guedes disparou mais uma vez contra o FMI ao dizer que, agora, os técnicos do órgão podem fazer "previsão em outro lugar".
O ministro da Economia, Paulo Guedes, fala aos jornalistas depois de evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), São Paulo, 15 de dezembro
"Eles [técnicos do FMI] já vieram aqui, vieram há muito tempo atrás aqui no Brasil porque tinham sempre o que fazer", afirmou Guedes. "Vieram aqui para prever uma queda [do PIB] de 9,7% e que a Inglaterra iria cair 4%. Nós caímos 4%, e a Inglaterra caiu 9,7%. Estou achando melhor eles fazerem previsão em outro lugar", disse o ministro da Economia.
Na ocasião, Guedes confirmou ter assinado a dispensa da missão do FMI há uma semana, entretanto, acrescentou que o fundo pode manter o seu escritório no Brasil.
"Já há muitos anos que não precisavam estar aqui. Ficaram porque gostam de feijoada, futebol, conversa boa, e de vez em quando criticar um pouco e fazer previsão errada", declarou.
O FMI disse, em nota à imprensa, que confirma o fechamento do escritório e que espera pela manutenção das relações com o governo brasileiro.
"Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do Fundo com as autoridades brasileiras continue, na medida em que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica e configurações institucionais", informou o fundo.
No mês passado, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia estimou alta de 5,1% para a economia do país, neste ano, enquanto o FMI estimou crescimento de 5,2%, ambas maiores que a divulgada pelo relatório Focus, do Banco Central, de apenas 4,65%.
Comentar