Panorama internacional

Após tornados, Biden diz que EUA farão 'o que for preciso' para reconstruir Kentucky

O governo federal dos Estados Unidos está disposto a ajudar o estado de Kentucky a se recuperar da destruição causada por uma série de tornados que atingiram a região nos últimos dias.
Sputnik
O estado norte-americano de Kentucky foi atingido por tornados na sexta-feira (10) e no sábado (11), deixando rastro de destruição pela região, além de dezenas de mortos e desaparecios.
Na quarta-feira (15), durante visita ao estado, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que Washington fará o que for necessário para reconstruir e recuperar Kentucky após o desastre.

"Tenho a intenção de fazer o que for necessário, enquanto for necessário para apoiar seu estado, seus líderes locais, enquanto vocês se recuperam e se reconstroem, porque vocês vão se recuperar e vão se reconstruir", disse Biden no discurso, conforme publicou a Casa Branca.

Stacy Bryan reage ao tentar resgatar seus pertences de uma unidade de armazenamento destruída por um tornado em Dawson Springs, Kentucky, EUA, 13 de dezembro de 2021
O democrata acrescentou em seu fala na cidade de Dawson Springs que já disponibilizou recursos para obras de emergência em Kentucky cobrindo todos os custos.
"Acabei de aprovar um pedido que não tinha certeza se tinha autoridade para aprovar, mas descobri que tenho. O governo vai cobrir 100% do custo dos primeiros 30 dias para todo o trabalho de emergência, todos os custos, o governo federal vai cobrir", afirmou o presidente norte-americano.
Os recursos federais fornecidos a Kentucky serão usados ​​para remoção de entulhos e medidas de proteção de emergência, disse a Casa Branca em um comunicado.
Uma voluntária deposita mercadorias doadas na cafeteria de Dawson Springs Jr que está sendo usada como depósito de suprimentos para a cidade, depois que tornados atingiram vários estados dos EUA, Kentucky, 14 de dezembro de 2021
Os tornados atingiram vários estados norte-americanos. Além de Kentucky, que foi o mais atingido, os estados de Arkansas, Illinois, Missouri e Tennessee também foram impactados.
O desastre natural causou uma série de danos materiais e deixou pelo menos 90 mortos - 74 apenas em Kentucky -, além de mais de uma centena de desaparecidos. A catástrofe também causou cortes de energia que afetaram mais de 100 mil norte-americanos.
Comentar