Panorama internacional

Embaixador norte-americano reconhece que crime organizado no México usa armas dos EUA (VÍDEO)

O embaixador norte-americano no México, Ken Salazar, reconheceu que armas utilizadas por grupos do crime organizado no país latino vêm dos Estados Unidos.
Sputnik
A declaração foi feita durante o encontro do Grupo de Alto Nível sobre Segurança entre EUA e México, na Cidade do México, como parte da assinatura do Entendimento Bicentenário, que visa fortalecer as relações bilaterais entre os dois países em matéria de segurança.
Durante o seu discurso, Salazar admitiu que "estas armas vêm dos Estados Unidos", mas afirmou que o controle é uma "responsabilidade das duas nações".
#VÍDEO | Ken Salazar (@USAmbMex) reconheceu que as armas que estão no país vêm dos Estados Unidos. No entanto, o embaixador dos Estados Unidos no México disse que a prevenção do crime que atravessa a fronteira é responsabilidade de ambas as nações.
Sobre o Entendimento Bicentenário, cujo nome se refere aos 200 anos desde o início da relação diplomática entre o México e os Estados Unidos, o embaixador disse considerar que é hora de mudar a abordagem.

"É uma aliança de respeito mútuo, de respeito pela soberania do México, mas unindo a visão e os recursos das duas nações para trabalhar de uma forma a proteger o nosso povo", declarou Salazar.

Por sua vez, o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, qualificou o evento como histórico, já que, em sua visão, implica uma nova etapa de colaboração entre os dois países.
"Nasce o Entendimento Bicentenário. É a certidão de nascimento do início das operações de uma nova etapa entre o México e os Estados Unidos", disse Ebrard.
Comentar