Panorama internacional

Vista aérea: o antes e o depois da tempestade mais destruidora do século nos EUA

Desastres climáticos desta natureza já aconteceram antes nos EUA e em outras partes do mundo. A preocupação dos cientistas, hoje, é sobre o quanto as mudanças climáticas podem impactar na incidência ou no potencial de destruição desses eventos.
Sputnik
Com um número de aproximadamente 100 vítimas fatais, o evento climático de múltiplos tornados, que arrasou toda a cidade de Mayfield, Kentucky, ao atravessar 365 km na parte oeste do estado e no vizinho Arkansas, quebrou um recorde de quase 100 anos. A velocidade do vento ultrapassou os surpreendentes 402 km/h, de acordo com medições ao nível do solo.
Segundo a administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA, na sigla em inglês), Deanne Criswell, a Jake Tapper da CNN no domingo (12), a tempestade mortal do fim de semana representa o futuro sob a mudança climática, declarando "os efeitos que estamos vendo da mudança climática" como a "crise de nossa geração".
1 / 7

Uma combinação de imagens de satélite mostra propriedades agrícolas em Monette, Arkansas, EUA, antes e depois de um surto devastador de tornados atingir vários estados dos EUA em 22 de fevereiro de 2021 (topo) e 11 de dezembro de 2021.

2 / 7

Uma combinação de imagens de satélite mostra o tribunal do condado em Mayfield, Kentucky, EUA, antes e depois de um surto devastador de tornados atingir vários estados dos EUA, 28 de janeiro de 2017 (topo) e 11 de dezembro de 2021.

3 / 7

Uma combinação de imagens de satélite mostra a casa de repouso Monette Manor e as casas vizinhas em Monette, Arkansas, EUA, antes e depois de um surto devastador de tornados atingir vários estados dos EUA, em 22 de fevereiro de 2021 (topo) e 11 de dezembro de 2021.

4 / 7

Uma combinação de imagens de satélite mostra casas e edifícios em Mayfield, Kentucky, EUA, antes e depois de um surto devastador de tornados atingir vários estados dos EUA, 28 de janeiro de 2017 (topo) e 11 de dezembro de 2021.

5 / 7

Uma combinação de imagens de satélite mostra o armazém e os edifícios da Amazon em Edwardsville, Illinois, EUA, antes e depois de um surto devastador de tornados atingir vários estados dos EUA, 24 de setembro de 2021 (topo) e 11 de dezembro de 2021.

6 / 7

Uma combinação de imagens de satélite mostra o centro de Mayfield, Kentucky, EUA, antes e depois de um surto devastador de tornados atingir vários estados dos EUA, 28 de janeiro de 2017 (topo) e 11 de dezembro de 2021.

7 / 7

Uma combinação de imagens de satélite mostra a fábrica de velas da Mayfield Consumer Products e edifícios próximos em Mayfield, Kentucky, EUA, antes e depois de um surto devastador de tornados atingir vários estados dos EUA em 28 de janeiro de 2017 (topo) e 11 de dezembro de 2021.

Comentar