Ciência e sociedade

Descobrem nos EUA ancestral aterrador de crocodilos modernos de 155 milhões de anos (FOTOS)

Um ancestral dos crocodilos, de meia tonelada, que viveu há cerca de 155 milhões de anos foi desenterrado no estado norte-americano de Wyoming.
Sputnik
Batizado de Amphicotyleus milesi, a nova espécie de animal pré-histórico fazia parte da família de crocodilos extinta chamada Goniopholididae. Restos do esqueleto foram descobertos no condado de Albany, em Wyoming.
O "pai" dos crocodilos de hoje teria sido bastante assustador, pois tinha cerca de 4,3 metros de comprimento e pesava quase meia tonelada. Além disso, o animal tinha 30 dentes afiados de aproximadamente cinco centímetros.
De acordo com o autor do artigo e paleontólogo Junki Yoshida, da Universidade de Hokkaido, no Japão, o réptil não era apenas o "pai" dos crocodilos modernos, a espécie também tinha um sistema respiratório único, que usava para mergulhar nos rios e lagos.
Conheça o pai dos crocodilos modernos. Este réptil aterrorizante de 4,3 metros e 500 kg habitava no Wyoming há 155 milhões de anos, revela a análise de fósseis.
"O Amphicotylus milesi tinha uma extensão para trás do ducto nasal e osso da língua curto e curvo, semelhante aos crocodilos modernos", explicou Yoshida.
"Eles eram capazes de respirar debaixo d’água enquanto seguravam a presa na boca, tal como os crocodilos modernos fazem hoje. O Amphicotylus fornece uma nova visão sobre a adaptação aquática dos répteis modernos", observou o cientista.
Os crocodilos de hoje são capazes de suster a respiração debaixo d’água durante cerca de uma hora, escreve Daily Mail.
Atualmente existem apenas 25 espécies de crocodilos, mas este número teria sido muito maior durante a época dos dinossauros, com alguns destes répteis atingindo cerca de nove metros de comprimento e pesando aproximadamente três toneladas, seis vezes o peso das espécies atuais.
Comentar