Panorama internacional

Presidente colombiano insta os EUA a 'reduzirem a demanda' de cocaína e fazer mais na prevenção

Presidente colombiano Iván Duque instou os EUA a fazerem "muito mais na prevenção" e assim reduzirem a demanda por cocaína, droga da qual o seu país é o principal produtor mundial.
Sputnik
O líder colombiano apelou a Washington a trabalhar em conjunto no problema das drogas, garantindo que em seu país foram tomadas medidas para combater esse crime, mas que a alta demanda nos EUA tem feito disparar a produção colombiana.

"No ano passado, vimos o consumo mundial de drogas disparar. Isso inclui os EUA e a Colômbia. Então temos que tomar medidas e temos que fazer mais para a prevenção nos EUA", disse Duque durante uma conferência virtual organizada pelo think tank Conselho Atlântico, sediado em Washington.

"Porque atingimos níveis máximos de intervenção, capturamos chefes de cartéis de droga, mas temos que reduzir a demanda que vem dos EUA", acrescentou.
Panorama internacional
Descoberto na Colômbia laboratório que produzia 600 kg de cocaína por mês
De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) em 2020, a Colômbia tinha 143.000 hectares de plantações de coca.
No final de novembro, a polícia colombiana fiscalizou uma área rural do país, descobrindo instalações, entre as quais um laboratório, destinadas à produção e distribuição de droga.
Comentar