Panorama internacional

Alemanha apresenta ministros do novo governo liderado pelo recém-eleito chanceler Olaf Scholz

Social-democrata Olaf Scholz foi empossado hoje (8) no Bundestag (parlamento alemão) como novo chanceler da Alemanha, os procedimentos são transmitidos pelos canais de TV alemães.
Sputnik
O Partido Social-Democrata alemão (SPD), o Partido Verde e o Partido Democrático Livre (FDP) integram o novo gabinete de ministros do país. O SPD recebeu sete pastas ministeriais, os verdes – cinco e o último partido – quatro.
Annalena Baerbock, copresidente do partido Aliança 90/Verdes foi nomeada ministra das Relações Exteriores da Alemanha.
Em várias ocasiões a recém-eleita ministra se expressou contra o projeto de gás russo Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), acusando também Moscou de "chantagem" à luz dos preços de gás recorde na Europa, o que a Rússia tem repetidamente negado.
Sendo uma representante do Partido Verde, ela defende o abandono da produção de energia à base de carvão e o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, bem como abordagens semelhantes nos setores da construção e agricultura, entre outros.
Panorama internacional
OTAN, armas nucleares, Nord Stream 2: como seriam as táticas e desafios do novo governo da Alemanha?
Ex-ministra da Justiça alemã Christine Lambrecht é nomeada ministra da Defesa no novo governo, sendo a terceira mulher a ocupar consecutivamente este cargo. Ela faz parte do partido SPD, cujo representante também é o novo chanceler Olaf Scholz.
Lambrecht é jurista e política, mas não tem experiência relacionada com Forças Armadas.
A política Nancy Faeser é a nova ministra do Interior da Alemanha, já o especialista em saúde Karl Lauterbach tornou-se chefe do Ministério da Saúde.
Presidente russo Vladimir Putin felicitou Olaf Scholz por assumir o cargo de chanceler da Alemanha, manifestando a esperança de um diálogo construtivo e trabalho conjunto em questões relevantes, informou o serviço de imprensa do Kremlin.
Comentar