Notícias do Brasil

Bolsonaro é o presidente que menos aprovou projetos no Congresso, diz estudo

Dono do pior desempenho de um presidente da República desde a redemocratização, Jair Bolsonaro aprovou 27,7% dos projetos enviados ao Congresso neste ano.
Sputnik
O Congresso Nacional aprovou cerca de 30% de projetos do governo Bolsonaro em 2021. Os dados constam no levantamento do Observatório Legislativo Brasileiro (OLB), publicados nesta segunda-feira (6).
O estudo, publicado no portal UOL, revela que o melhor desempenho do chefe do Executivo foi registrado em 2020, quando ele conseguiu aprovar 42,9% das propostas, a maioria sobre medidas contra a pandemia.
Nos primeiros 12 meses no poder em 2019, Bolsonaro aprovou pouco mais de 30% de projetos enviados aos congressistas. Conforme a pesquisa, o ano de 2021 representa o pior desempenho de um presidente desde a redemocratização.
Segundo a pesquisa, os dois presidentes que mais tiveram aprovação no Congresso ao longo da história foram Lula (PT) em 2007, com 90,5% de êxito, seguido de Itamar Franco, em 1993, quando os parlamentares aprovaram 84,6% das propostas enviadas pelo governo.
Antes de Bolsonaro, o pior desempenho era da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que aprovou somente 33% de suas proposições em 2014.
O estudo do Observatório Legislativo Brasileiro, que é vinculado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), levanta os projetos apresentados pelo Executivo à Câmara dos Deputados, e avalia a proporção entre todos os textos enviados e os aprovados naquele ano pelo Congresso.
Apoiador do presidente Jair Bolsonaro carrega cartaz com críticas ao Congresso.. Foto de arquivo
Comentar