Panorama internacional

Explosões teriam ocorrido dentro de base militar dos EUA em Homs no leste da Síria

Várias explosões foram ouvidas dentro da base dos EUA em Al-Tanf, localizada na província de Homs, perto da fronteira com o Iraque e a Jordânia, informou neste domingo (5) TV estatal síria.
Sputnik
No final de outubro a referida base, que hospeda tropas norte-americanas, foi alvo de um ataque de drones. Mais tarde a mídia dos EUA informou, citando autoridades anônimas dos EUA e Israel, que o ataque foi conduzido por forças aliadas do Irã.
A base é mantida por tropas norte-americanas desde o início de 2016, quando ela foi usada para treinar os chamados "rebeldes moderados" que lutavam contra o governo sírio do presidente Bashar al-Assad.
Anteriormente Damasco chamou a base de "um refúgio para os terroristas na região", dizendo que é lá que os militantes antigovernamentais estão recebendo seus armamentos.
EUA reforçam presença na Síria após Biden renovar ordem executiva emitida por Trump
As forças americanas operam em território sírio sem consentimento ou autorização da Organização das Nações Unidas (ONU).
Damasco tem repetidamente sublinhado que a presença de tropas dos EUA na Síria é ilegal porque nunca foram convidadas para estarem implantadas no país do Oriente Médio.
Comentar