Panorama internacional

Estados Unidos batem recorde de voos de reconhecimento no mar do Sul da China

Além do recorde de número de voos, um avião-espião norte-americano fez o voo mais próximo da defesa costeira chinesa na segunda-feira (29).
Sputnik
Segundo dados do gabinete estratégico SCSPI (South China Sea Strategic Situation), citados pelo South China Morning Post, a Força Aérea dos Estados Unidos completou o número recorde de 94 voos mensais de reconhecimento no mar do Sul da China. Os aviões-espiões teriam sobrevoado a região em novembro deste ano.
Dos 94 voos, 70 foram feitos por aeronaves Boeing P-8 Poseidon, que são especializadas em missões de patrulha marítima, inteligência, vigilância e guerra antissubmarino.
Estatísticas: Em novembro, os militares dos EUA enviaram uma quantidade sem precedentes de 94 voos de reconhecimento ao mar do Sul da China, com base em dados disponíveis publicamente da ADS-B. Os EUA também quebraram recorde diário com 10 voos de reconhecimento no dia 4 de novembro, enquanto o porta-aviões Carl Vinson CSG estava operando no mar do Sul da China.
No início desta semana foi divulgado que o superporta-aviões USS Carl Vinson, que estava no mar do Sul da China, foi palco de dois acidentes nos dias 22 e 24 de novembro.
O aumento da presença dos Estados Unidos no mar do Sul da China acontece ao mesmo tempo em que o governo chinês também intensifica sua presença militar nas regiões próximas ao Japão e Taiwan. Na última segunda-feira (29), um analista de defesa norte-americano publicou uma foto de satélite da missão Copérnico da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) que mostrava um possível submarino nuclear chinês no estreito de Taiwan.
Comentar