Notícias do Brasil

Em documento para 'Cúpula pela Democracia' dos EUA, Bolsonaro culpa imprensa por desinformação

Em um documento de compromissos apresentado para a organização da chamada "Cúpula pela Democracia", o governo brasileiro acusa a mídia tradicional de desinformação.
Sputnik
O texto, enviado pelo governo federal, sustenta que a mídia tradicional no Brasil é responsável por grande parte da desinformação que circula no país, e ressalta que o combate ao problema não pode acabar em censura, uma bandeira também levantada pelo ex-presidente Donald Trump.
A carta de Bolsonaro também pede liberdade de expressão na Internet para vozes de diferentes ideologias. Segundo ele, os conservadores e governistas têm sido perseguidos e censurados pelas redes sociais e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fazem protesto em defesa do governo e contra o STF e o Congresso na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.. Foto de arquivo
De acordo com a Folha de São Paulo, integrantes do governo Biden consideraram as promessas do governo brasileiro inusitadas para a cúpula, que tem como um dos objetivos a proteção de jornalistas profissionais.
O presidente dos EUA anunciará como um de seus compromissos durante o evento o "incentivo à imprensa livre e independente".
A versão final do texto ficou a cargo ao Palácio do Planalto. O Brasil quer usar sua participação para "reafirmar o comprometimento com a democracia, a luta contra corrupção e os direitos humanos", temas do evento.
Bolsonaro quer deixar claro que o país defende a democracia, desde que respeitada a soberania dos países. Sua participação e de outros líderes se resumirá a um vídeo de três minutos e a uma discussão, na qual a presença do brasileiro não está confirmada.

A 'Cúpula pela Democracia'

Além do discurso, cada país enviará ao evento uma lista de compromissos voluntários. A expectativa é a de que haja uma nova reunião no fim do ano que vem, para acompanhar o andamento das metas.
A ideia é que os países façam um monitoramento conjunto dos avanços uns dos outros, sem que esteja claro quais seriam as punições em caso de retrocessos.
Panorama internacional
China condena 'Cúpula pela Democracia' e vontade dos EUA em impor modelo democrático do Ocidente
Comentar